g2h

level

sábado, 3 de outubro de 2009

Cuidados pós-tatuagem

Cuidados pós-tatuagem


Muitos tatuadores recomendam o recobrimento do local da tatuagem recém-feita com plástico de embalar alimentos, por pelo menos três dias. No entanto, nem todos os tatuadores compartilham da mesma opinião, pois alega-se que a pele recoberta por plástico, com resíduos de pele e líquidos (linfa, sangue, tinta, suor) podem gerar uma ambiente propício para a formação de colônias de bactérias. Alguns recomendam manter por no mínimo cinco horas, tempo suficiente para cicatrização inicial, e depois retirar só recolocando à noite para não grudar no lençol, no primeiro ao terceiro dia. Nosso corpo expele um excesso de pigmento nos três primeiros dias, o plástico impede que este excesso endureça em forma de crosta A recomendação de uso do plástico também está associada ao contato da tatuagem recente com tecidos: a cicatrização que pode ocorrer logo após o processo ou à noite, com vazamento de linfa e consequente aderência do lençol ou roupa ao desenho, gera o risco de remoção da camada (epiderme e derme ) superficial onde estão alojadas as tintas. A consequência pode ser a formação de falhas em alguns pontos

Lavagem
Deve-se lavar a região com sabonete neutro durante o banho, após algumas horas, para manter o local limpo, já que a pomada também sairá na lavagem. Além disso, os resíduos podem criar uma superfície de risco por falta de assepsia.

A água é um elemento importante para no processo químico de cicatrização, fazendo parte da cadeia de fixação do colágeno. A pele muito seca pode perder mais células ou demorar mais para cicatrizar. Por outro lado, o excesso de água também prejudica, ao amolecer a casquinha. Por isso, é muito importante não deixar a tatuagem exposta ao sol, não ir à praia, piscinas, saunas, nem tomar banhos longos, e não esfregar com buchas abrasivas ou sabonetes fortes.

Pomada
Uma nova camada de pomada deve ser aplicada logo em seguida, bem fina, até completa cicatrização da tatuagem, que pode levar de uma semana a 40 dias. Em média três vezes por dia é o ideal.

Indica-se as pomadas que contém dexpantenol, um ácido que ajuda a formação do tecido sem excessiva troca de células.

Algumas pessoas podem ter alergia à associação da pomada nebacetim com as tintas, ou à perfuração excessiva da pele.

Nesses casos, a pele pode irritar e formar pontos avermelhados, atrasando a cicatrização, levando a uma perda maior de pigmento.

Recomenda-se nesses casos, muito cuidado para não arrancar a bolha, e a troca da pomada para a de dexpantenol ou a cicatrização a seco até que a inflamação passe.


Não puxe a casquinha! É o conselho de todo tatuador. Para algumas pessoas, uma tarefa fácil. Para outras, nem tanto: é um ritual viciante e somado à curiosidade, puxar as casquinhas para que "cicatrize logo" pode abrir buracos nos desenhos, mesmo quando a casquinha parece fina e superficial. Além disso, uma coceira frequente devido à retração da pele provoca o desejo de se encravar as unhas no local. Via de regra, jamais arranque a casquinha!

Alimentação
Deve-se tomar cuidado com a ingestão de alimentos que possam causar alergia no período de cicatrização do trabalho, pois em algumas pessoas a pele pode adquirir um comportamento reativo e comprometer o resultado da tatuagem.

Costuma-se recomendar a suspensão de alimentos muito gordurosos, carne de porco, frutos do mar, comida japonesa e pimentas.

Resultados
Elementos que determinam o resultado da tatuagem:

* ajuste da maquininha: para contorno, a agulha deve penetrar aproximadamente, em torno de 1,7mm na pele. Para preenchimento também, mas eventualmente um pouco mais: 2,5mm. Estas medidas são aproximadas, e dependem do tatuador, do tipo de ponta e do tipo de traço pretendido.
* frequência de vibração e força da maquininha: máquinas fracas nem sempre conseguem introduzir a agulha na pele, conforme o local. Já a frequência, se for muito alta pode "rasgar" a pele ao invés de marcar o traço, e depois perde-se tinta na cicatrização.
* qualidade das tintas: algumas tintas podem gerar alergia, dependendo do tipo de pele. Não há uma regra, mas há predominância do vermelho, por exemplo, entre os pigmentos que geram alergia. Mas todos podem gerar, dependendo da pessoa. Além disso, há no mercado muitas tintas para iniciantes, que são mais "lavadas". O pigmento mais inócuo é o preto, por se feito (normalmente) à base de carvão de origem animal ou vegetal, e portanto, quimicamente muito estável.
* tipo de pele e o local do corpo. Algumas pessoas incorporam mais a tinta, e outras eliminam quase toda a tinta.
* procedimento: como foi executado o desenho.
* Padrões de soldagem, textura e espessura das agulhas
* Cor da pele. Mesmo em peles de tons médios, a tatuagem inicialmente fica bem colorida, mas depois o pigmento natural da pele (melanina), que é produzido acima da camada onde se aloja a tinta, cobre o desenho, escurecendo-o. Assim, este é outro motivo para evitar o sol.
* Profissional: na verdade, ele é o responsável pela maior parte dos itens listados acima.

Deve-se seguir à risca as recomendações do profissional que aplicou a tatuagem, pois a maior parte dos incidentes desagradáveis ocorrem durante o processo de cicatrização.



91 comentários:

  1. ha 5 dias fiz uma tatuagem na parte superior das costas e hoje notei q logo acima da tattoo no pescoço sairam dois carocinhos e estou meiu q em desespero pois nao sei se procedem da tatuagem,os caroços parecem uma inguas gostaria q alguem podesse me ajudar esclarecendo oq pode ser

    ResponderExcluir
  2. tipo, eu to muito afim de fazer uma tatto no meu peito esquerdo, eu vou poder amamentar meu filho normal depois disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é melhor se informar direitinho com um pediatra para saber quais males pode trazer ao seu filho já que o leite vem do sangue e quando voce faz uma tatuagem tem que ficar no minimo 3 anos sem doar sangue e com um dermatologista para que voce possa entender direitinho o que modifica na pele.

      Excluir
    2. Fiz uma tatuagem faz 5 dias posso comer canela ?

      Excluir
  3. tipo, Fiz tatto ontem e hoje ja ta saino casquinha em algumas partes, isso é bom ou ruim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruin não é, mostra que voce tem uma boa sicatrização e tem muito haver com o seu tipo de pele, em algumas pessaos demora meses pra começar a aparecer essas casquinhas. Não retire de forma alguma essa casquinha e continue passando a pomada e lavando direitinho, não coma nenhum tipo de alimento remoso, ajudara muito em uma cicatrização mais rapida.

      Excluir
    2. Pra corrigir todo mundo tá afiado mas pra responder a pergunta q foi feita não. Calem a boca

      Excluir
  4. Tem duas semanas que fiz uma tattoo no braço posso descolorir os pelos com oxigenada e sal amoníaco ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, ainda esta muito sensivel e pode irritar a pele, sem contar que a água oxigenada e o sal amoniaco rouba nutrientes da pele, podendo dar inflamação.

      Excluir
    2. A agua oxigenada fator 10 remove a Tattoo feita até em ses meses feita melhor não descolorir

      Excluir
  5. fiz uma tatoo flor rosa ela escureceu e ficou vermelha pode isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na maioria das vesses quando se tem uma pele negra é comum as tatuagens escurecerem o pigmento após um tempo, tambem é comum na pele branca os pigmentos clarearem e alguns chegam a sumir como o pigmento branco. Tambem pode ter escurecido pelo contato que a pele possa ter com o sol.

      Excluir
  6. fiz uma tatto ainda nao temm uma semana posso comer frango?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem problemas , frango não faz mal algum ja tenho algumas tattoos e sempre comi frango e nunca fez mal algum

      Excluir
  7. fiz uma tatoo tem 5 dias, quando n uso pomada fica sequinha, mas parei de usar porque fica uma carne tipo uma crosta amolecida empedindo a cicatrização, fiz certo? ou continuo usando a pomada mesmo assim?

    ResponderExcluir
  8. estou usando bepantol e fiz três borboletas, 2 estão cicatrizando, mas, uma não, a casquinha fica endurecida, mas quando coloco a pomada amolece criando uma crosta mole, é normal? Passo a pomada só nas duas secas ou suspendo totalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 8 tatuagens e nunca usei pomada, meu tatuador não indica pois ela puxa um pouco da tinta pelo fato de acelerar a cicatrizaçao. Uso óleo de coco, ou azeite de oliva, ajuda na hidratação da pele, repondo nutrientes e ajuda a manter a cor da tatuagem como no dia em que foi feita.

      Excluir
  9. Fiz uma tattoo e no mesmo dia comi bolinho de aipim com carne moida será que fiz errado?

    ResponderExcluir
  10. Ola fiz uma tatoo nas costas faz dois dias e domingo é dia da pascoa e meu aniversario posso comer chocolate ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. hoje fiz uma tatuagem grande nas costas e tbm estava com essa dúvida se poderia comer chocolate e meu tatuador disse que NÃO essa é a terceira a um mês escrevi o nome do meu filho em um braço e da minha mãe em outro comi de tudo mas pouquinho não aconteceu nada mas essa como é maior vou evitar pra não correr o risco de complicações...

      Excluir
  11. Fiz uma tatoo pequena (dois dedos nos tres bonequinhos de palito)ela esta descascando,fiz no sabado,só q me parece q esta fcando embranquiçada,sera q vai voltar a ficar bonita?
    senão em qt tempo posso retocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal ela ficar com esse aspecto esbranquiçado, pois está fazendo casquinha e cicatrizando.

      Excluir
  12. Fiz uma tattoo no ombro e outra no braço. Hj é o quarto dia e sinto dor ainda na do ombro e um pouco no braço; Percebi que a do ombro esta um pouco arroxeada. Isso é sinal de inflamção. Ha fazem 4 dias, ja esta destacando a pele.

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma tatuagem pequena no peito, após dez dias pode comer chocolate ?

    ResponderExcluir
  14. Fiz um coruja na nuca a 4 dia ja posso come comida japonesa ela ja ta descascando ?

    ResponderExcluir
  15. fiz a tattoo a 2 dias e ficou muitoo roxo em volta tipo uma sombra, o tatuador disse q é hematoma pq fiz no ombro por ser branquinha e o ombro ser sensível é normal , mas as outras q fiz nao ficaram assim , pode ter estourado a tatto? nao ta doendo muito só o normal mesmo

    ResponderExcluir
  16. Fiz uma tatoo no pe mas agora ela coca muitoooo esta muito irritada a pele e to fazendo de tudi pra b cocar e ela esta nuito estranha vou ni pronto socorro. Estou muito preucupada bjis

    ResponderExcluir
  17. Eu posso comer pao de queijo quando fizer tatto

    ResponderExcluir
  18. hoje faz tres dias que fiz uma tatu posso tomar cerveja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no primeiro dia ja podia beber , kkkk não tem problema só nao exagera pra não sofrer de ressaca

      Excluir
  19. Oi eu fiz 2 tatoo faz 3 dias fiz 1 no anti braço e 1 no ombro , a do ombro esta com umas bolinhas pequenas um pouquinho vermelha , o que eu faço ?

    ResponderExcluir
  20. Cada pergunta viu!!!! :/

    ResponderExcluir
  21. me respondam por favor!!!!!!!!!
    Fiz minha tatuagem a 24 horas na região da costela até o bumbum no lado direito, e nasceu uma íngua na virilha. isso é normal? não é muito grande mas é dolorida e mal to conseguindo andar. preciso de uma resposta, beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá eu fiz nas costas...e ttô passando a pomada direitinho trocando o plástico. ...mais quando eu banho em alguns pontos da tatoo ficam uns negócios brancos parecendo umas carnes..oque e isso

    ResponderExcluir
  23. Oi fiz uma tatto nas costas faz cinco dias quero saber se devo ainda colocar o papel filme durante todo o dia ou só a noite? obrigada pela atençao! Emilly

    ResponderExcluir
  24. fiz uma tatoo posso comer salsicha?

    ResponderExcluir
  25. Oi Renata, você que está sendo uma ótima auxiliadora ... Fiz uma tatuagem de um tigre enorme nas costas, Porém tenho algumas dúvidas, espero que possa me ajudar:
    -> posso tomar suco de pêssego de caixa ( maguary) ??, o ruim que ele tem ácido..

    -> Quais tipos de carnes posso comer sem prejudicar a tattoo ?

    -> Tenho uma viagem pra ir com a esposa pra ir a praia, fiz a tatuagem agora dia 02/02 e a viagem à praia é só dia 19/02 ... O tatuador, um bom tatuador por sinal disse que até lá cicatriza sem problema. Isso é verídico ?

    ResponderExcluir
  26. Fiz tatuagem agora w comi salada de brinjela faz mal

    ResponderExcluir
  27. Faz mal comer peito de peru?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada.. come tranquilo fera ...

      Excluir
    2. conheço gente q ja comeu ate mortadela no primeiro dia da tattoo, e nao deu nada

      Excluir
  28. Eu fiz uma tato no ante braco e sempre qui eu passo vasilina sai.umas casquinhas de tinta e normal?

    ResponderExcluir
  29. Fiz uma tatoo hoje e comi bife, tem algum problema ?

    ResponderExcluir
  30. Oi fiz minha primeira tatoo ontem e queria sabe se salsicha prejudica na cicatrização? ?
    Me respondem por favor!

    ResponderExcluir
  31. Eu fiz minha tattoo de tribal nas costas e quando começa a pintar sai muito muito sangue e o tatuador disse que a tinta não pega o que significa esse sangue em excesso que sai

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho uma no braço direito e queria saber que se eu pintar os pelos desse mesmo braço traria algum problema a minha tatuagem ...

    ResponderExcluir
  33. Queijo, iogurte, creme de leite e leite condensando. Pode comer quando se faz uma tatto ou fura o umbigo?

    ResponderExcluir
  34. Bom ja faz 5 dias que fiz duas tatuagem e será que posso tomar bebida alcoólica ou não?

    ResponderExcluir
  35. Fiz uma tatoo nas costas ontem, mas conforme o tempo acabei comendo coisas que eu não deveria comer, existe algum procedimento para amenizar a merda que fiz, sem contar que era natal vez ou outra as pessoas esqueciam me abraçavam e apertava. Me ajudem !

    ResponderExcluir
  36. Fiz uma tatoo a 3 dias posso tomar banho de piscina!?

    ResponderExcluir
  37. Eu fiz uma tatuagem dia 13, posso comer macarrão ou beringela? Pf me respondam

    ResponderExcluir
  38. Meu marido fez tatoo hj de manhã ele pode comer lanche agora a noite

    ResponderExcluir
  39. Posso ir a praia e não entrar na água, ficar só na areia com bloqueador e blusa q tampe ????
    A tatoo te 5dias

    ResponderExcluir
  40. Fiz uma tattoo a 8 dias.. Será que posso comer caranguejo..

    ResponderExcluir
  41. Fiz tatuagem e quero saber se posso tomar leite?

    ResponderExcluir
  42. fiz um tatuagem hj faz 4 dias quero sabe se tenho q fica o tempo todo com o plastico pvc ou ñ eu tb passo a pomada ajuda e se posso comer bolachas recheadas com de chocolate

    ResponderExcluir
  43. Fiz uma tatuagem ontem, não estou passando nenhuma pomada, é preciso? E tenho duvida do que comer, posso comer qualquer biscoito que não seja de chocolate?

    ResponderExcluir
  44. iae posso usar oleo mineral durante a cicatrização da minha tatuagem? fiz ela ontem

    ResponderExcluir
  45. Pessoal, fiz uma tatuagem no pé a 3 dias (no dia 12/08/2016), usei plástico para usar meia nos dois primeiros dias (com vaselina sólida) e no terceiro dia só enchi a tatoo de vaselina e coloquei a meia. Ao chegar em casa e retirar a meia, a tattoo estava muito estranha. Com partes em marrom (ainda não identifiquei o que é) e ainda parte da tinta foi pra meia. Isso é normal? O que pode vir a acontecer com a tatuagem?

    ResponderExcluir
  46. E verdade que se passar pomada na tatuagem sai a tinta? Pq eles mesmo recomendam a usar a pomada, eu passei na minha no segundo dia e estava saindo o excesso de tinta mesmo!

    ResponderExcluir
  47. Já que ninguém responde. Não tomem banho de piscina, nem riacho, nem nada do tipo, e na hora de tomar o banho no chuveiro, evite molhar a tatuagem com agua quente. os cuidados com a tatuagem devem ser maiores do que com um machucado por exemplo. Qualquer sujeira pode infeccionar, coagulação de sangue ruim e sua tatuagem pode virar um borrão.

    Não comam frutos do mar, não comam carne de porco (presunto, salsicha também é carne de porco, n se esqueça). Chocolate também não é recomendado.

    Outra coisa, tranzem bastante, e comam bastante também, basta comer bem (nos dois sentidos) e lavar a tatuagem com sabão (recomendado é protex) pelo menos de 4 em 4 horas, e passando sempre um pouco de pomada nebacetin ou bepantol (um pouco apenas, n deixa a tattoo cheia de pomada)

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  48. Fiz uma tatoo pequena ontem e comi aipim q falam q é remoso ,será q vai dar alguém problema???

    ResponderExcluir
  49. Fiz uma tatto faz 3 dias, posso comer pipoca?

    ResponderExcluir
  50. Após fazer uma tattoo, pode-se manter relação sexual normal?

    ResponderExcluir
  51. Fiz uma tattoo posso tomar suco de manga natural ?????

    ResponderExcluir
  52. Posso comer arroz de forno , fiz uma tatuagem a 3 dias atrás

    ResponderExcluir
  53. Meu cunhado fez uma tatuagem e ele ama cebola curtida ele pode comer

    ResponderExcluir
  54. Fiz duas tattoo's a um tempo e só usei o plástico no primeiro dia, ontem fiz outra e também só usei o plástico no primeiro dia, só que essa é maiorzinha e eu estou com medo de trazer algum problema. Eu uso a pomada de maneira correta e faço a limpeza direitinho também, tem problema não usar o plástico?

    ResponderExcluir
  55. Pode comer yakissoba depois de fazer uma tattoo?

    ResponderExcluir
  56. FIZ TATUAGEM HOJE, POSSO COMER PIZZA AMANHÃ ?

    ResponderExcluir
  57. Pode comer sardinha enlatada depois de fazer a tattoo ?

    ResponderExcluir
  58. Fiz uma tatuagem faz 3 dias , gostaria de saber se posso comer picanha e outras carne assada ?

    ResponderExcluir
  59. Queria saber se pode comer caranguejo? . A minha tem 4 dias

    ResponderExcluir
  60. Eu fiz uma tattoo simples no ombro hj, só um coraçãozinho! O que não posso comer e que pomada posso passar? Qualquer pomada só pra deixar hidratado?

    ResponderExcluir
  61. retoquei a tatto faz 1 dia, pode comer carne vermelha (ensopado de boi...) ?

    ResponderExcluir

Postagens populares